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SIMULADO E APOSTILA PARA O EXAME DE ARRAIS-AMADOR

Capitulo I - Luzes de navegação, luzes especiais e regras de governo (RIPEAM)

As regras do RIPEAM se aplicam a:
A Apenas as embarcações de alto mar;
B Apenas para as embarcações de esporte e recreio;
C Todas as embarcações em mar aberto e em todas as águas a este ligadas, apenas navegáveis por embarcação de esporte e recreio;
D todas as Embarcações em mar aberto e em todas as águas a este ligadas, navegáveis por navios de alto mar, e para embarcações em águas interiores.
 
O termo "embarcação a vela" designa:
A qualquer embarcação à vela;
B qualquer embarcação de vela, navegando, independente de sua propulsão;
C qualquer embarcação sob vela desde que sua máquina de propulsão, se houver, não esteja em uso; e
D somente as embarcações à vela que estejam navegando.
 
O termo "embarcação com capacidade de manobra restrita" designa uma embarcação que:
A Devido à natureza dos seus serviços, se encontra restrita em sua capacidade de manobrar;
B Está com avarias na âncora;
C Está com limitação de velocidade; e
D Está sem propulsão.
 
O que vem a ser velocidade de segurança e; o que devemos fazer quando cruzamos com outras embarcações atracadas ou fundeadas às margens dos rios e canais?
A é a velocidade ideal de cruzeiro da embarcação para condições que exijam maiores cuidados na navegação, como baixa visibilidade: devemos diminuir a velocidade;
B é a velocidade máxima permitida em uma determinada região de tráfego: devemos manter a velocidade para evitar variações da corrente de esteira da embarcação;
C é a velocidade mínima para se parar a embarcação com segurança: devemos diminuir a velocidade; e
D é a velocidade que possibilita uma ação apropriada e eficaz de evitar um abalroamento bem como para ser parada a uma distância apropriada às circunstâncias e condições predominantes; devemos diminuir a velocidade.
 
Um veleiro e uma lancha vinham navegando em rumos cruzados, tendo preferência de passagem o veleiro que não manobrou e esperou que a lancha guinasse, enquanto se aproximava rapidamente dela. Houve uma colisão das duas embarcações. Podemos concluir que:
A a lancha estava errada e portanto deveria ter manobrado com antecedência, porém o veleiro deve se manter longe de outras embarcações a motor;
B apesar da lancha ter errado por não manobrar para evitar o acidente, o veleiro não pode ser isentado de culpa pois, a embarcação que tem preferência deverá manobrar para evitar a colisão, caso a outra, obrigada a manobrar, não o faça;
C as duas deveriam ter guinado para os bordos opostos conforme manda a regra; e
D o veleiro estava certo e portanto não teve culpa nenhuma no acidente, cabendo total responsabilidade à lancha.