/ Quem Somos

Escola Náutica “Arte de Navegar”

Escola Náutica “Arte de Navegar”



A Escola Náutica “Arte de Navegar” foi criada para atender as exigências da Norma da Autoridade Marítima – NORMAM-03 que determina  o seguinte:

“a partir de 02/07/2012, os candidatos interessados em habilitar-se nas categorias de Arrais Amador (ARA) e Motonauta (MTA) devem apresentar Atestado de 06 horas de aulas práticas exigidas para a categoria de ARA e 03 horas práticas exigidas para a categoria de MTA.

Para conseguir esses Atestados os candidatos devem procurar uma Escola Náutica, devidamente cadastrada na Capitania dos Portos .”

A Escola Náutica “Arte de Navegar” foi a primeira Escola a ser habilitada e cadastrada pela Capitania Fluvial de Brasília,  conforme certificado nº 5210012012.

521 – Número que identifica a Capitania Fluvial deBrasília (CFB).

001 – Número que identifica o primeiro Certificado de Habilitação de Escola Náutica pela CFB.

2012 – Ano de emissão do Certificado.

A Escola Náutica “Arte de Navegar” funciona dentro das instalações da Náutica da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB-DF que atende todas as exigências do item 0602 e alínea b), do item 0603 da NORMAM-03/DPC.

A Escola Náutica “Arte de Navegar” possui uma equipe de instrutores formados e qualificados pela Marinha do Brasil (MB), com experiência de mais de 30 anos em navegação de alto mar, costeira e águas interiores (baias, rios, lagos, lagoas e represas).

NOSSA EQUIPE


Capitão Luciano

O Capitão - Tenente da Marinha do Brasil, Luciano é militar da reserva (aposentado), serviu em vários navios da Marinha de Guerra, tendo navegado em águas nacionais e internacionais. Foi Capitão dos Portos da Agência da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro em Paraty e instrutor de Ensino Profissional Marítimo na Capitania dos Portos do Ceará e Encarregado do Ensino Profissional Marítimo na Capitania Fluvial de Brasília.

Mestre Brito

Brito é mestre fluvial. Navegador profissional formado pela Marinha do Brasil, navega no Lago Paranoá a mais de vinte anos. Foi instrutor de vela no Clube Naval de Brasília, Foi Comandante da Caravela Comemorativa dos 500 Anos do Brasil e é profundo conhecedor de navegação profissional e amadora.

Igor Lima

Apoio Administrativo