Dicas%20de%20Seguran%C3%A7a%20para%20Usu%C3%A1rios%20de%20Moto%20Aqu%C3%A1tica


Aproveite seu passeio de moto aquática da melhor forma possível! Aqui você pode encontrar muitas dicas  para que  seu passeio seja divertido e seguro. Comece fazendo uma boa inspeção na sua moto aquática e no material de segurança, verificando também sua documentação para garantir que nada vai estragar o seu passeio.

Use coletes salva-vidas: Todos os ocupantes devem utilizar coletes salva-vidas adequados para moto-aquáticas e aprovados pela Marinha do Brasil.

Use roupas protetoras (neoprene): Trajes normais de banho não oferecem a proteção adequada contra fortes jatos de água como, por exemplo, os da saída da turbina. Além disso é recomendado usar calçados, luvas e óculos de proteção.

Siga as Leis: As moto aquáticas devem ser inscritas nas Capitanias, Delegacias ou Agências da Marinha do Brasil. Seus condutores devem possuir idade mínima de 18 anos e serem habilitados, no mínimo,  como motonauta. Todas as informações relativas às normas vigentes podem ser obitdas no sítio desta Diretoria, consultando a NORMAM 03/DPC.

Prenda o cordão de segurança ao colete salva-vidas: Mantenha-o livre de interferências do guidão. Desta forma, o motor é desligado caso o condutor caia na água.

Pilote dentro de seus limites e evite manobras agressivas: Reduz o risco de perda de controle, queda e colisão. A moto aquática é um equipamento de alta performance e não um brinquedo.

Não desacelere para desviar de objetos: É necessário acelerar para desviar, de forma que o propulsor empurre a moto aquática  para outra direção. lembre-se que moto aquáticas e outras embarcações não têm freios. Moto Aquáticas  equipadas com sistema O.P.A.S. utilizam direcionadores laterais que auxiliam o deslocamento quando o acelerador  é solto ou o motor desligado.

Não pule marolas de barco ou ondas: Este tipo de manobra aumenta o risco de lesões na coluna (paralisia), lesões faciais, fratura nas pernas, nos tornozelos ou outras partes do corpo.

Nunca acelere se houver alguém atrás da moto aquática: Desligue o motor ou mantenha-o em marcha lenta. A água e o cascalho lançados  pela turbina podem causar sérios ferimentos.

Mantenha distância da grade de captação da turbina: Cabelos longos, camisetas, tiras do colete salva-vidas ou outros ítens podem ser sugados e embaraçar nas partes móveis da turbina (hélices, etc) causando sérios danos ou afogamento.

Fique de olho

Colisões com outras embarcações,pessoas ou objetos resultam em mais DANOS PESSOAIS E MORTES do que qualquer outro tipo de acidente envolvendo moto aquáticas.

Observe constantemente

Pessoas, objetos, outras embarcações ou moto aquáticas.

As condições em que seu limite de visibilidade esteja reduzido ou que sua visão esteja bloqueada.

Pilote defensivamente

Mantenha distância segura de pessoas, objetos, outras embarcações ou moto aquáticas..

Pilote sempre em velocidade segura.

Não siga de perto outras embarcações ou moto aquáticas.

Evite curvas fechadas ou outras manobras que os outros tenham dificuldades de desviar ou entender onde você está indo.

Não vá próximo aos outros para molhá-los.

Evite águas com objetos submersos ou rasas.

LEMBRE-SE:

Você é RESPONSÁVEL pela segurança dos passageiros e banhistas que estejam próximos.

Antes de sair...

Aproveite seu passeio de moto aquática da melhor forma possível! Aqui você pode encontrar muitas dicas  para que  seu passeio seja divertido e seguro. Comece fazendo uma boa inspeção na sua moto aquática e no material de segurança, verificando também sua documentação para garantir que nada vai estragar o seu passeio.

Checklist

Inspecionar o casco;

Verificar se a entrada de água da turbina está limpa;

Drenar o fundo do casco. Assegurar que os bujões estejam apertados.

Verificar combustível;

Verificar nível de óleo do motor;

Verificar nível de líquido  de arrefecimento;

Verificar operação do sistema de direção e dos jatos laterais;

Verificar operação do sistema de aceleração;

Fechar e travar tampas dos compartimentos de carga e assento;

Verificar operação do cordão de segurança  e do botão de partida do motor;

Documentação (habilitação de amador, título de inscrição e seguro DPEM);

Colete salva-vidas;

Calçados, óculos protetor e luvas.

NUNCA PILOTE APÓS TER CONSUMIDO DROGAS OU ÁLCOOL!